segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sucesso, Quem tem??

Sucesso, Quem tem???
Olá a todos, de volta para mais um texto para reflexão.
É o seguinte, acho que a maioria de vocês já deve ter assistido a um desses filminhos Americanos, que em geral se passam em alguma faculdade, e tem como personagens principais, adolescentes metidos a besta, alguns idiotas por completo, e é claro os “Nerds”.
Pois bem, o foco desses filmes é achincalhar o “fracassado”, se ele trabalhar em algum serviço que não esteja ligado à formação acadêmica então, quase sempre é humilhado pelos “donos do pedaço”, estes filmes mostram personagens capazes de tudo, como mentir, roubar e muito mais para conseguirem ser populares e transitar entre as Irmandades.
Há algo de errado em desejar ter sucesso? É claro que não, contudo sempre há conseqüências, e uma das conseqüências, quando a busca e a valorização do sucesso são colocadas acima de tudo, é a inversão de valores, com a tendência de se achar melhor que todos, ignorando que o sucesso não está no tamanho do objetivo, mas na realização de alcançá-lo.
O modelo de “bem sucedido” e “Fracassado” parece não combinar com a cultura Brasileira, uma vez que jamais poderíamos chamar de fracassado aquele que mesmo contra todas as dificuldades, nunca deixou faltar o arroz e feijão na mesa para sua família, ou que mesmo diante de tantos atos de “esperteza”, sempre ensina bons princípios aos seus filhos.
É bom atentarmos que em se tratando de uma sociedade, o modelo de busca pelo Dinheiro, Poder e sucesso, equivale a uma guerra declarada, entre as classes sociais, expressa no jargão “Quem pode mais, chora menos” E quando se fala em “Guerra”, significa usar da melhor arma que dispuser, o que para alguns, é no sentido literal mesmo.
Basta ler nas entrelinhas dos fatos policiais, e ver que já não basta aos criminosos levar os pertences, desejam humilhar suas vítimas, e às vezes matá-las, dando um claro recado à sociedade: Vocês são nada, Nós podemos tudo!!
Há algum tempo atrás, uma pessoa bem sucedida, era admirada e invejada, hoje a admiração deu lugar à desconfiança, não raras vezes as pessoas comentam que se fulano subiu na vida, alguma coisa tem!!! E um certo ar de reprovação, quase raiva tomou o lugar da inveja, como se o sucesso fosse um pecado: Porque ele conseguiu e eu não ???
Como já dizia Betinho, “o Brasil não precisa de distribuição de renda, precisa distribuir Oportunidades”
Comente este texto.

Saúde e Paz a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário