domingo, 14 de agosto de 2011

Feliz Dia dos Pais

Talvez não tenhamos muito que comemorar nesse dia dos Pais de 2011, se levarmos em conta o alarmante número de crianças que sofrem algum tipo de violência, oriunda da própria família.
Com a banalização do sexo, sem aventar a possibilidade de uma gravidez indesejada, cresce o abandono, a gravidez precoce e a consequente desestruturação famíliar, a responsabilidade de ser Pai, ficou em segundo plano; Quantos não são os homens, que primeiramente jogam para a mulher a responsabilidade de "Não engravidar", e que, se acontece a gravidez, simplesmente viram as costas e vão embora.
-"Se vira, o problema é seu".
Vivemos num País que trata a pão-de-ló suas crianças (Pelo menos no Estatuto da Criança e Adolescente), impingindo à sociedade responsabilidades para com elas, que se são cumpridas, é uma outra história; Mas o que esta mesma lei exige dos pais? Existe acompanhamento para ver se estão cuidando bem dos filhos? É claro que há muitas variantes, cada caso é um caso, pobreza, separações, alcoolismo e drogas complicam muito a vida das nossas crianças, mas nada justifica ser um pai irresponsável.
Oxalá todos, principalmente os homens, entendam que seu direito ao prazer pode terminar no dever de cuidar de um filho que não é culpado de nada, mas de nada mesmo, em relação as suas decisões, que todos entendam que ser pai não é colocar no mundo, é viver a vida com ele, e por ele sempre!
Muitos devem estar se perguntando, e quanto aos pais que se vêem na situação dolorosa de enterrar seus filhos vítimas da violência, não dirá nada a eles? Sei que não conforta, nem alivia, mas diria...
-Aquele que matou o Filho de alguém, também é filho de alguém, que talvez nunca tenha tido um Pai de verdade.
Feliz Dia dos Pais, aos pais de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário