quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A saúde da Saúde

Olá, depois de um tempo sem postar, devido a problemas de saúde, estou de volta, justamente para escrever sobre o tema Saúde, não referente a saúde pessoal, mas sobre o sistema de saúde Brasileiro.
Não se passa um dia sequer sem vermos alguma notícia sobre o caos dos hospitais públicos, falta de tudo, sobram reclamações e problemas, e todos se perguntam: Afinal....o que está acontecendo??
É claro que a primeira vista, a culpa dissso tudo recai sobre a corrupção, que corroi os recursos destinados a área da saúde, e de maneira simplista colocamos a culpa nos políticos, mas é preciso analisar bem, pois eles não são os únicos culpados.
Começemos por analisar nossa própria falta de isenção ao procurarmos as causas da falência do sistema, precisaríamos deixar de lado o interesse próprio, para buscarmos a eficiência do sistema, ora... porquê?? A resposta é bem simples, se o sistema funciona todos ou pelo menos quase todos acabam ganhando, e se ficarmos cada qual com sua verdade apenas, só os que conseguirem se defender é que vão ganhar alguma coisa.
O sistema de saúde é de graça para todos, isso parece bom não é mesmo? Se essa idéia lhe agrada, pare para pensar um pouco e verá que existem sim pessoas sendo atendidas  DE GRAÇA, sendo que poderiam pagar pelo menos pela consulta (Calma! Antes de ter um infarto analise !.), ou seja, pessoas que PODERIAM PAGAR, estão ocupando lugar de quem realmente não pode. A quem interessa que o sistema seja de graça?, Ao usuário? Quantos não aceitariam pagar, não os olhos da cara, mas um valor módico, e pelo menos terem um atendimento digno, a verem esse "De Graça" custar a vida de um filho, por exemplo?
O estado arrecada os impostos, que vão primeiro pra Brasília (OOOPSSS), para a fita aí mesmo...É... vão pra Brasília, pra receita, para depois serem distribuidos políticamente (OOOOPSSS, DE NOVO!), é só analisar um pouco pra ver quem são os verdadeiros beneficiários desse tipo de financiamento do sistema.
E se você tivesse que pagar, digamos R$ 20,00 (set/ 2011) por uma consulta, seria o fim do mundo? Pode até ser difícil para alguns, mas convenhamos é menos que muita conta de bar ou de cigarro, Qual a diferença para o sistema?
Esse dinheiro ficaria direto na conta do hospital ou sistema municipal de saúde, peixe grande não meteria a mão nele! Com certeza muitos hospitais poderiam melhorar seu atendimento, e para aqueles que realmente não pudessem pagar esse valor da consulta, é só botar a promoção social pra trabalhar, Só pra refletir, Alguém sabe se em caso de acidente de trânsito, o seguro obrigatório paga as despesas de atendimento feito pelo estado?  Os hospitais recebem alguma coisa? ou só as seguradoras é que vêem a cor do dinheiro?
O sistema de saúde está um caos sim, falta organização, coragem, competência, e vontade de ver o que está errado! Sei que não estou 100 % certo, mas na minha infinita ignorância, me permito o direito de refletir sobre o assunto.
BOA SORTE A TODOS!